window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Na Zona dos Mármores, Estremoz é considerada a melhor cidade para viver, para visitar e para investir

Naquela que é a primeira edição do “Portugal City Brand Ranking”, um estudo desenvolvido pela Bloom Consulting, a cidade de Estremoz é a melhor cidade na Zona dos Mármores para Negócios, para Visitar e para Viver.

O “Portugal City Brand Ranking” é um projecto onde a eficácia de cada um dos 308 municípios portugueses foi avaliada e classificada de acordo com a sua "performance" nas vertentes de Investimento (Negócios), Turismo (Visitar) e Talento (Viver).
Segundo a Bloom Consulting, “nunca um ranking tão completo e detalhado foi desenvolvido para todos os municípios portugueses”.
Para a elaboração deste ranking foram cruzados diversos dados estatísticos concretos, de fontes oficiais, tais como o Instituto Nacional de Estatística, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o portal Pordata, para além de que em Negócios (Investimento), foi considerada a percentagem de novas empresas sobre o total de empresas, em Visitar (Turismo), foi tida em conta a taxa de ocupação hoteleira e, em Viver (Talento), foram consideradas não só as taxas de desemprego e de criminalidade, mas também o poder de compra de cada munícipe relativamente à média nacional.
Na denominada Zona dos Mármores, que engloba os concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz, Sousel e Vila Viçosa, a liderança no “Portugal City Brand Ranking” é assegurada pela cidade de Estremoz, que ocupa a 108ª posição a nível nacional. Vila Viçosa na 133ª posição e a cidade Borba no lugar nº 211, fecham o pódio da Zona dos Mármores. Alandroal no posto 240 e a vila de Sousel, na 246ª posição encerram as contas da Zona dos Mármores.
Estremoz não perde a liderança na Zona dos Mármores em nenhuma das categorias em análise, registando-se nas seguintes posições do ranking: 110 para Negócios (Investimento), 84 no Visitar (Turismo) e 131 para Viver (Talento).

Na região Alentejo, Estremoz aparece na 12ª posição, numa tabela liderada pela capital de distrito, Évora, que a nível nacional assegura neste ranking um honroso 12º lugar. Na região Alentejo, Vila Viçosa está classificada em 17º lugar, Borba na 33ª posição, Alandroal em 39º lugar e Sousel na 41ª posição.

O estudo elege Lisboa como a melhor cidade para viver, para visitar e para investir, logo seguida do Porto.

Texto: Pedro Soeiro | Imagem: DR

Sem comentários: