window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

quarta-feira, fevereiro 05, 2014

Castelo de Vide - Hotel onde PSD realizava Universidade de Verão está encerrado e trabalhadores com salários em atraso

Miguel Macedo e Duarte Marques (líder da JSD) no encerramento da X Universidade de Verão do PSD, com a presença de Passos Coelho e do eurodeputado e "reitor" Carlos Coelho


Unidade hoteleira em que os sociais-democratas há mais de uma década realizam a sua Universidade de Verão fechou.
Desde o ano de 2003, que serviu de palco à Universidade de Verão da Juventude Social-Democrata (JSD) e era local de "romaria" anual dos dirigentes do partido. De Luís Marques Mendes a Passos Coelho, de Manuela Ferreira Leite a Durão Barroso, passando por Pedro Santana Lopes, Leonor Beleza ou Marcelo Rebelo de Sousa, todos passaram pelo Hotel Sol e Serra, em Castelo de Vide.

Alguns repetiram a presença, como Marcelo ou Passos. Sinal dos tempos, a unidade hoteleira, propriedade do Grupo Fernando Barata, está agora encerrada e os trabalhadores têm salários em atraso.

Segundo Maria das Dores Gomes, "o salário de Dezembro está por pagar e a perspectiva dos trabalhadores é que Janeiro fique igualmente por liquidar". A coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria do Sul, acrescentou que os nove funcionários foram "mandados para casa" pela administração da empresa, porque o hotel se encontra "em remodelação".
O sindicato refere que 2013 "até correu bem", com taxas de ocupação "bastante razoáveis". O problema estará nas dificuldades financeiras que se têm arrastado no tempo e que mergulharam a empresa num processo de insolvência encerrado a 17 de Dezembro de 2013, altura em que cessaram as atribuições do administrador nomeado pelo Tribunal de Comércio de Lisboa. A partir dessa data, todos os credores da insolvência passaram a poder "exercer os seus direitos contra o devedor".
O último relatório de contas apresentado pela empresa, relativo a 2012, revela a existência de um resultado líquido negativo de 66.131,03 euros e de um passivo de 3,8 milhões de euros, dos quais 3,2 milhões se encontram inscritos na rubrica "outras contas por pagar". O documento aponta para uma dívida ao Estado de 325 mil euros.

Publicada a 29 de Janeiro pela Autoridade Tributária e Aduaneira, a última listagem de dívidas ao Fisco coloca o grupo Fernando Barata, detentor da unidade hoteleira, entre as empresas que devem mais de um milhão de euros.

Apresentada pelo PSD como "a mais prestigiada iniciativa regular de formação de jovens quadros políticos em Portugal", a Universidade de Verão começou a realizar-se no “Sol e Serra” de Castelo de Vide, em 2003, quando o presidente do partido era Durão Barroso, à época primeiro-ministro. Desde essa altura que o eurodeputado Carlos Coelho, a quem os alunos fazem questão de chamar "reitor", é o anfitrião de um evento que permite a inscrição de 100 jovens "laranjinhas".
O grupo Fernando Barata não respondeu ao pedido de esclarecimentos do Expresso sobre a atual situação da unidade hoteleira.

Segundo adianta o blogue “A Cinco Tons”, também em Évora, no Hotel D. Fernando, que pertence ao mesmo grupo, existem salários em atraso.

Texto: Pedro Soeiro c/ Luís Godinho - EXPRESSO | Imagem: DR

Sem comentários: