window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

terça-feira, março 26, 2013

Última Hora - Elvas vai receber as comemorações oficiais do 10 de Junho


O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, assinou hoje, terça-feira, um despacho designando a cidade de Elvas, localidade Património Mundial da UNESCO, como sede das comemorações oficiais do 10 de Junho.

 O palco principal da cerimónia do Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas será instalado no Rossio de São Francisco, junto ao Aqueduto da Amoreira, estando prevista a participação de 1500 militares.
Com Cavaco Silva na Presidência, esta é a segunda vez que o "palco" das comemorações do 10 de Junho é numa cidade do interior do país, depois de em 2011 o Chefe de Estado ter designado Castelo Branco como sede das comemorações oficiais.
Desde que tomou posse como Presidente da República, em 2006, Aníbal Cavaco Silva escolheu sempre cidades diferentes para as comemorações oficiais do Dia de Portugal.
No ano passado, a cidade escolhida foi Lisboa, enquanto em 2011 Cavaco Silva designou Castelo Branco. Em 2010, o palco das comemorações do Dia de Portugal foi Faro e, no ano anterior, a cidade escolhida foi Santarém. Viana do Castelo acolheu as comemorações oficiais em 2008, Setúbal em 2007 e o Porto em 2006.
Desde 1977, dezenas de cidades já receberam as comemorações do Dia de Portugal.
Durante os dois mandatos de Ramalho Eanes as cidades palco das comemorações do 10 de Junho foram: Guarda, Portalegre, Vila Real, Leiria, Funchal, Figueira da Foz, Lisboa, Viseu e Porto.
Com Mário Soares em Belém, foram escolhidas as cidades de Évora, Lisboa, Covilhã, Ponta Delgada, Braga, Tomar, Lisboa, Coimbra, Porto e a vila de Sintra.
Nos mandatos de Jorge Sampaio, as comemorações do Dia de Portugal realizaram-se em Lagos, Chaves, Lisboa, Aveiro, Viseu, Porto, Beja, Angra do Heroísmo, Bragança e Guimarães.

Texto: Pedro Soeiro c/ Linhas de Elvas e Diário de Notícias | Imagem: DR

1 comentário:

Anónimo disse...

Podiam mostrar esta noticia á senhora que ontem, 19-4-2013, falou na RTP1 em entrevista com José Carlos Malato, que as comemorações do 10 de junho, não é a primeira vez que ocorrem no Alentejo, como ela disse, a não ser que ela não considere Alentejo, Portalegre, Évora e Beja.