window.location.href = 'http://www.ardinadoalentejo.pt';

terça-feira, outubro 30, 2012

Estremoz - Trânsito esteve cortado na A6 devido a fogo num reboque


O trânsito esteve cortado durante duas horas na autoestrada 6 (A6), no sentido Borba - Estremoz, devido a um incêndio num reboque que transportava palha, disse à agência Lusa fonte da GNR.
Cerca das 15 horas, duas horas depois de deflagrar o incêndio, foi aberta ao trânsito a via da esquerda, permanecendo a da direita encerrada, indicou a fonte.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora adiantou que o incêndio no reboque ocorreu cerca das 13 horas, ao quilómetro 110 da A6, entre Borba e Estremoz, não havendo vítimas a registar.
Um total de 12 bombeiros das corporações de Borba e Vila Viçosa, apoiados por seis veículos, combateram as chamas, precisou a fonte do CDOS.
Estiveram também no local elementos da GNR, do Serviço Municipal de Proteção Civil de Estremoz e da Brisa.

Texto: LUSA

Natação - CF Estremoz / Estremozcarnes participou no Torneio Aniversário do Aminata


O CF Estremoz/Estremozcarnes participou no Torneio Aniversário do Aminata, primeira prova do calendário da Associação de Natação do Alentejo da época 2012/2013. A piscina do clube eborense recebeu no passado dia 28 de Outubro, 203 atletas oriundos de nove clubes do Alentejo e de Espanha. Clube Natação do Litoral Alentejano de Sines, Grândola Sports Club, Clube Desportos Aquáticos da Vidigueira, Atlético de Montemor, Centro Republicano Aljustrelense, Kainágua, Clube de Futebol de Estremoz, Aminata e Club Natacion Badajoz foram os emblemas representados.
Na classificação absoluta que englobou as categorias de Infantis, Juvenis, Juniores e Seniores, destaque para os seguintes resultados do CF Estremoz/Estremozcarnes:
Luís Fonseca, 1º classificado nos 200 metros mariposa;
Miguel Arvana, 2º classificado nos 200 metros bruços;
Diogo Banha, 11º lugar nos 200 metros costas;
Hugo Gambutas, 3º lugar nos 200 metros bruços;
Andreia Sequeira, 4º lugar nos 200 metros estilos;
Jaime Vieira, Luís Fonseca, Miguel Arvana e Hugo Gambutas, 1º lugar nos 4×50 metros livres e 2º lugar nos 4×50 metros estilos;
Beatriz Bento, Catarina Cachucho, Margarida Lapa e Andreia Sequeira, 9º lugar nos 4×50 metros Livres;
João Pires, João Cotovio, Miguel Gambutas e Diogo Banha, 8º lugar nos 4×50 metros livres;
Ana Salgado, 23ª classificada nos 200 metros bruços.

Na classificação de cadetes, João Catarino foi 1º classificado nos 50 metros mariposa; Alexandra Reis foi 1ª classificada nos 50 metros livres; Ricardo Mira classificou-se em 2º nos 50 metros bruços; Joana Saias foi também 2ª nos 50 metros bruços e David Moreira ficou em 7º nos 50 metros bruços.

Texto: Pedro Soeiro c/ Secção de Natação do CF Estremoz | Imagem: DR

Basquetebol - Torneio de Abertura Sub 16 - AJES venceu Beja BC

A equipa de basquetebol Sub-16 da AJES - Associação Juvenil de Estremoz recebeu e venceu, no passado sábado, o Beja BC, em jogo a contar para a 3ª jornada do Torneio de Abertura de Sub-16 da Associação de Basquetebol do Alentejo. Os jovens atletas estremocenses foram superiores e ganharam por 68 - 44. Com esta vitória, os pupilos de Rui Fonseca ascenderam ao 3º lugar da competição, com 3 pontos, menos um que o líder, o GDR André de Resende, que tem 4 pontos.
No domingo, foi a vez de entrar em acção a equipa AJES de Sub-14, que se encontra a disputar o Campeonato Regional da Associação de Basquetebol do Alentejo. Em jogo a contar para a 3ª jornada da 1ª fase do campeonato, os comandados de Rui Fonseca receberam a formação dos Salesianos de Évora. Mais fortes os eborenses, que venceram por 27 - 56. Após esta 3ª jornada, os jovens atletas estremocenses ocupam a 5ª posição, com 3 pontos, fruto de 3 derrotas. O Campeonato Regional de Sub-14 é liderado pelo Salesianos de Évora, com 4 pontos, resultado de duas vitórias.

Texto: Pedro Soeiro | Foto: DR

O 4º Aniversário da Associação dos Amigos da Bjeka celebra-se a 1 de novembro

O Clube de Tiro de Estremoz recebe no próximo dia 1 de Novembro, feriado, o almoço comemorativo do 4º Aniversário da Associação dos Amigos da Bjeka. O repasto, que tem um custo de 12 euros, será composto por entradas, sopa, prato de carne, sobremesa ou fruta e café. A organização informa ainda que as crianças até aos 6 anos não pagam e que dos 6 aos 12 anos pagam apenas metade. O ponto de encontro ocorrerá na Pastelaria "O da Joana", junto à messe de sargentos e caso as condições climatéricas o permitam será realizado um passeio com percurso a definir posteriormente. Para mais informações e inscrições deverão os interessados contactar Joana Goulão, através do 968263613, ou Luís Russo, pelo 969338846.

Texto: Pedro Soeiro | Imagem: DR

"Dredd" é o filme que roda no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, na próxima sexta-feira

As noites de sexta-feira são dedicadas ao cinema no Teatro Bernardim Ribeiro. Na próxima, dia 2 de novembro, às 21.30 horas, roda o filme "Dredd", realizado por Pete Travis e que estreou a 11 de outubro em Portugal. Volvidas apenas 3 semanas chega a Estremoz.

O futuro da América é um deserto sem esperança. Na sua costa Este, desde Boston a Washington DC, situa-se Mega City One - uma vasta e violenta metrópole onde os criminosos governam as ruas caóticas. A única força de ordem reside nos polícias urbanos chamados "Juízes", que possuem a capacidade de julgar, condenar e executar de uma só vez. Conhecido e temido em toda a cidade, Dredd é o derradeiro Juiz, determinado em salvar a cidade do seu mais recente flagelo - uma perigosa epidemia de droga, chamada "Slo-Mo", que permite aos seus utilizadores experimentarem a realidade numa fração da sua velocidade normal. Num vulgar dia de trabalho, Dredd é escolhido para treinar e avaliar Cassandra Anderson, uma novata que possui poderosas capacidades psíquicas devido a uma mutação genética. Um terrível crime leva-os a um bairro onde os juízes raramente se aventuram a entrar- um edifício de 200 andares controlado pelo clã de Ma-Ma, uma prostituta que controla o trafico da droga. Quando Dredd e Cassandra capturam um elemento do círculo privado do clã, Ma-Ma assume o controlo da ação e inicia uma guerra suja e cruel contra os juízes, deixando claro que nada a vai impedir de proteger o seu império. Rodeados por um cada vez maior número de inimigos, e sem fuga à vista, Dredd e Anderson são obrigados a entrar numa impiedosa batalha pela sobrevivência.

Judge Dredd é o protagonista de uma popularíssima série de BD criada em 1977 para a revista britânica "2000 AD" pelo argumentista John Wagner e o desenhador Carlos Ezquerra. Apesar do seu lado satírico, a saga foi desde logo acusada de defender o fascismo mas o seu êxito nunca diminuiu, nem sequer com o enorme «flop» que foi a sua primeira adaptação ao cinema, "A Lei de Dredd", em 1995, protagonizada por Sylvester Stallone.
"Dredd" é uma adaptação completamente nova da BD, com um argumento escrito pelo prestigiado Alex Garland, autor de livros como "A Praia". O realizador é o britânico Pete Travis ("Ponto de Mira") e o papel principal de Judge Dredd pertence agora a Karl Urban, o Éomer da trilogia "O Senhor dos Anéis" e o Dr. Bones da nova versão de "Star Trek". O elenco integra ainda Olivia Thirlby, Lena Headey e Jason Cope.

Para reservar o seu bilhete, deve contactar os Serviços Culturais da Câmara Municipal de Estremoz, através do 268 339 216 ou o Teatro Bernardim Ribeiro, pelo 268 339 222. Pode ainda fazê-lo através do mail cultura@cm-estremoz.pt



Texto: Pedro Soeiro c/ cinema.sapo.pt | Cartaz: DR | Trailer: cinema.sapo.pt

segunda-feira, outubro 29, 2012

Futebol jovem do CF Estremoz - Só os Infantis é que ganharam...


Os jovens futebolistas do CF Estremoz entraram em campo no passado fim-de-semana, nos escalões de Traquinas, Benjamins, Iniciados, Infantis e Juvenis .

Os Traquinas participaram no convívio "Joga à Bola", promovido pelo Alcaçovense, mas que por questões meramente logisticas, se realizou em São Pedro do Corval. O CF Estremoz disputou 6 jogos, tendo obtido 5 vitórias e apenas 1 derrota. Os jovens encarnados marcaram 40 golos e sofreram apenas 3.

Os Benjamins, em jogo a contar para a 2ª jornada do Campeonato Distrital de Futebol 7 da categoria - Série C - 1ª Fase, jogaram fora de portas, no terreno do GDR Afeiteira, tendo empatado a uma bola. Após este empate, os jovens atletas estremocenses somam 4 pontos, ocupando a 2ª posição de uma série liderada pelo União de Montemor, com 6 pontos.

Os Infantis do CF Estremoz foram a única formação do futebol encarnado a ganhar neste fim-de-semana. Em jogo a contar para a 2ª jornada do Campeonato Distrital de Futebol 7 da categoria - Série A - 1ª Fase, os jovens atletas estremocenses receberam e venceram por 3-1 a sua congénere do GDR Rio de Moinhos. Com esta vitória, o CF Estremoz soma 3 pontos, ocupando a 4ª posição duma tabela classificativa liderada pelo Redondense, com 6 pontos. 

Os Juvenis jogaram igualmente em casa. Em jogo a contar para a 3ª jornada do Torneio de Abertura, a equipa comandada por Luís Lopes, Pedro Gato, João Batista e Carlos Pires, receberam o Estrela de Vendas Novas, um dos líderes da competição, tendo perdido por 2-1. O golo do CF Estremoz foi apontado por João Carapeta. Após esta derrota, os Juvenis encarnados desceram à 6ª posição, com 4 pontos, numa tabela classificativa que é liderada pelo Estrela de Vendas Novas, com 9 pontos. 

O jogo entre o CF Estremoz e o Alcaçovense, a contar para a 4ª jornada do Campeonato Distrital de Iniciados, que estava previsto realizar-se no passado domingo, pelas 10.30 horas, não se realizou devido à desistência da competição por parte da formação do Alcaçovense.

Texto: Pedro Soeiro | Logótipo: DR

Taça Fundação INATEL - São Domingos perde em casa diante o Cabeção e São Bento do Ameixial foi empatar ao terreno do Alandroal United

Iniciou-se no passado fim-de-semana a disputa da Taça Fundação INATEL. As duas equipas do concelho de Estremoz, ADC São Domingos e JD São Bento do Ameixial, ambas englobadas na série A, não conseguiram vencer na jornada inaugural da competição.
No sábado, a JD São Bento do Ameixial deslocou-se até ao recém inaugurado Complexo Desportivo de Alandroal, onde defrontou a equipa da casa, o Alandroal United. No final da contenda, houve divisão de pontos, tendo-se registado um empate a uma bola.
Na tarde de domingo, no Estádio Municipal de Estremoz, foi a vez da ADC São Domingos de Ana Loura dar o pontapé de saída na competição. Ditou  o sorteio que na 1ª jornada da Taça Fundação INATEL os comandados de Joaquim Mendes iriam receber o FC Cabeção. Foram mais fortes os forasteiros, que venceram a equipa do concelho de Estremoz, por 3-2. Os golos do São Domingos foram apontados por Abílio e por Joel.

TAÇA FUNDAÇÃO INATEL
1ª Jornada - Resultados
Série A

Graça do Divor 4Bardeiras e Vimieiro 0
Alandroal United 1- JD SÃO BENTO DO AMEIXIAL 1
ADC SÃO DOMINGOS DE ANA LOURA 2Cabeção 3
Azarujense 0Sabugueiro 2

Série B
Foros da Fonte Seca 2 - Monsaraz 0
Santo António do Baldio 0 - Machedense 2
Tourega 3 - Montoito 2
Folgou o Rosário

Texto: Pedro Soeiro | Foto: DR

Hóquei jovem - Domingo 100% vitorioso - 3 jogos, 3 vitórias


Domingo 100% vitorioso para o clube encarnado. Os jovens hoquistas do CF Estremoz realizaram no passado domingo três partidas, nos escalões de Juvenis, Iniciados e Infantis, e alcançaram três vitórias. O CF Estremoz lidera a classificação nos três Campeonatos Regionais.

Os Infantis do CF Estremoz foram os primeiros a entrar em acção. No Pavilhão Municipal de Estremoz, e em jogo a contar para a 5ª jornada do Campeonato Regional da Associação de Patinagem de Setúbal, os encarnados receberam e venceram por esclarecedores 6-0, a equipa da Naval Setubalense. Os golos estremocenses foram apontados por Luís Sá (2), Pedro Marques (2), Miguel Verdugo e João Nunes.  Após esta vitória, os comandados de Carlos Silva, somam  9 pontos e lideram a tabela classificativa da série A do regional da categoria.

Em Setúbal, os Iniciados do CF Estremoz defrontaram a equipa local da Naval Setubalense, em jogo a contar para a 5ª jornada do Campeonato Regional da Associação de Patinagem de Setúbal. Os encarnados venceram por 3-7, com golos de Luís Cebola (2), Augusto Cachucho (2), Luís Godinho (2) e Filipe Gonçalves. Após esta vitória, os comandados de Márcio Aldeagas, somam  12 pontos e lideram a tabela classificativa da série A do regional da categoria.

Os Juvenis do CF Estremoz, comandados por José Lameiras, deslocaram-se até ao Seixal, para defrontar a equipa local, em jogo a contar para a 5ª jornada do Campeonato Regional da Associação de Patinagem de Setúbal, tendo vencido por 7-1. Os golos encarnados foram marcados por Filipe Carapeta (4) e António Lapa (3). Com esta vitória diante o Seixal, os Juvenis do CF Estremoz somam agora 10 pontos, e alcançam a liderança do regional da categoria.

Texto: Pedro Soeiro | Logótipo: DR

Futebol - 3ª Divisão Nacional - Resultados das equipas alentejanas

3ª Divisão - Série E
Na Série E, a única equipa representante do Alentejo, o Eléctrico da Ponte de Sôr, continua na senda das vitórias. Os comandados de Américo Rosa deslocaram-se ao mítico Estádio da Medideira, e aplicaram chapa 4 ao clube local, o Amora. Os golos "alentejanos" foram apontados por Nivaldo (2), Rui Costa e Mauro.
Com esta vitória forasteira, o Eléctrico ascendeu à 3ª posição, com 12 pontos, numa série liderada pelo Sintrense que tem apenas mais dois pontos que o clube do distrito de Portalegre.

Amora 0 - Eléctrico da Ponte de Sôr 4




3ª Divisão - Série F
Na série onde militam mais equipas alentejanas, e numa jornada onde os empates foram a nota dominante, destaque para a vitória caseira do Castrense, por 2-0, que entregou a lanterna vermelha ao seu oponente da tarde de domingo, o Monte Trigo. Destaque ainda para a outra vitória da jornada, alcançada pelo Juventude de Évora no terreno Lusitano de Vila Real de Santo António, por 2-0. A formação eborense tornou-se na grande beneficiada da jornada visto que ao somar três pontos aproximou-se dos lugares cimeiros da tabela classificativa, beneficiando dos empates dos quatro primeiros classificados.

Aljustrelense 0 - União de Montemor 0
Vasco da Gama da Vidigueira 2 - Esperança de Lagos 2
Sesimbra 1 - Atlético de Reguengos 1
Lusitano VRSA 0 - Juventude de Évora 2
Moura 1 - Lagoa 1
Castrense 2 - Monte Trigo 0

Texto: Pedro Soeiro | Classificações: www.zerozero.pt

domingo, outubro 28, 2012

Futebol distrital - CF Estremoz perde em Vila Viçosa e SC Arcoense marca passo ao empatar em casa diante o Giesteira


Na tarde deste domingo, no Campo João Figueiredo em Vila Viçosa, o CF Estremoz perdeu com o Calipolense, por 1-0, em jogo a contar para a 4ª jornada do Distrital da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Évora. Com esta derrota num dos clássicos com mais tradição na Zona dos Mármores e no distrital eborense, os pupilos de José Carlos Mourão desceram para a 10ª posição, com 3 pontos, enquanto que os homens de Vila Viçosa saltaram para o 7º posto, agora com 6 pontos.
A tabela classificativa da Divisão de Honra tem novo líder. Beneficiando do empate caseiro do Arraiolense diante o Borbense (2-2) e ganhando em casa ao Cabrela (3-1), o Sporting Viana assumiu a liderança, ainda que repartida com o Arraiolense. Ambas as equipas têm 10 pontos.

DIVISÃO DE HONRA 
4ª jornada - Resultados
Sporting Viana 3 - GD Cabrela 1
Lavre 4 - Bencatelense 1
Perolivense 0 - Oriolenses 2
Arraiolense 2 - Borbense 2
Portel 5 - Santiago Maior 0
Redondense 1 - Escouralense 1
Calipolense 1 - CF ESTREMOZ 0

Também na tarde de domingo, no Campo 12 de Julho, em Arcos, o SC Arcoense marcou passo e empatou a zero com o Giesteira, em jogo a contar para a 4ª jornada do Distrital da 1ª Divisão da Associação de Futebol de ÉvoraO SC Arcoense alinhou com Gato, Márcio, Renato, Moura, Catá, Panta, Luís Miguel, Roberto, Latas, Pipoka, e Zé Generoso. Entraram no decorrer do jogo: Pardal, Jorge e Fresquinho. Com este empate caseiro, os comandados de Nelson Generoso deixam fugir a liderança, ocupando agora, isolados, a 2ª posição com 8 pontos. O Giesteira caiu agora para a 10ª posição, com 5 pontos. Com este empate dos verde e brancos, o Canaviais isolou-se na liderança, com 10 pontos.

1ª DIVISÃO DISTRITAL
4ª jornada - Resultados
SB Outeiro 5 - Valenças 5
GDR Canaviais 3 - Alcaçovense 0
Luso Morense 3 - Sporting São Romão 0
Aldeense 1 - Santana do Campo 3
Brotense 0 - Corval 2
SC ARCOENSE 0 - Giesteira 0
Fazendas do Cortiço 2 - Lusitano de Évora 4

Texto: Pedro Soeiro | Classificações: www.zerozero.pt

Campeonatos Distritais da Associação de Futebol de Évora - Resultados


DIVISÃO DE HONRA 
4ª jornada - Resultados
Sporting Viana 3 - GD Cabrela 1
Lavre 4 - Bencatelense 1
Perolivense 0 - Oriolenses 2
Arraiolense 2 - Borbense 2
Portel 5 - Santiago Maior 0
Redondense 1 - Escouralense 1
Calipolense 1 - CF ESTREMOZ

1ª DIVISÃO DISTRITAL
4ª jornada - Resultados
SB Outeiro 5 - Valenças 5
GDR Canaviais 3 - Alcaçovense 0
Luso Morense 3 - Sporting São Romão 0
Aldeense 1 - Santana do Campo 3
Brotense 0 - Corval 2
SC ARCOENSE 0 - Giesteira 0
Fazendas do Cortiço 2 - Lusitano de Évora 4

Texto: Pedro Soeiro | Foto: DR

José Gonçalez lança álbum "Dia 13" no próximo sábado, em Estremoz

Tal como já tínhamos anunciado aqui, José Gonçalez lança o seu mais recente trabalho, "Dia 13", no próximo dia 3 de novembro, pelas 21.30 horas, no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições da cidade que o viu nascer, Estremoz.
Este espetáculo, organizado pela Câmara Municipal de Estremoz, e que conta com o apoio da Rádio Despertar, da RTP e da Rádio Amália, vai ter a participação de Jorge Fernando, António Pinto Basto, Filipa Cardoso, Fábia Rebordão, Pedro Calado (vencedor do Grande Prémio do Fado), José Luís Geadas, Silvino Sardo, João Caldeira, Maritina e António Varela.
A entrada para a festa de lançamento do novo CD terá um custo de apenas 5 euros, estando os bilhetes à venda, na manhã do dia do espetáculo, no antigo Posto de Viação e Trânsito, no Rossio Marquês de Pombal, e também no Pavilhão Multiusos, durante a tarde e a noite do dia 3 de novembro, um dia para mais tarde recordar e que se espera de festa e consagração para o fadista e apresentador natural de Estremoz.
Apresentamos no final desta notícia, "Bola na Luz", single de avanço para o álbum "Dia 13".

Texto: Pedro Soeiro | Cartaz: DR | Vídeo: you tube

Hoje há futebol do INATEL para ver no Municipal de Estremoz

Às 15 horas, no Estádio Municipal de Estremoz, em jogo a contar para a 1ª jornada da Taça Fundação INATEL - Série A, a formação da ADC São Domingos de Ana Loura recebe a equipa do FC Cabeção.
No dia de ontem, a outra equipa do concelho de Estremoz que disputa esta competição, a JD São Bento do Ameixial, foi ao terreno do Alandroal United empatar a uma bola.

Texto: Pedro Soeiro | Foto: DR

Futebol distrital - CF Estremoz joga em Vila Viçosa e SC Arcoense recebe o Giesteira

Das equipas do concelho de Estremoz que disputam os distritais da Associação de Futebol de Évora (AFE), apenas o SC Arcoense joga em solo estremocense. Hoje, pelas 15 horas, a equipa treinada por Nelson Generoso recebe a formação do Giesteira, em jogo a contar para a 4º jornada do Campeonato Distrital da 1ª Divisão da AFE. Os verde e brancos, que vêm de uma importante e moralizadora vitória no Campo Estrela, diante o histórico Lusitano de Évora, são segundos classificados, com 7 pontos, os mesmos que o líder Canaviais, enquanto que a equipa da Giesteira é 5ª classificada, com 4 pontos (menos um jogo), e vem de um empate caseiro com o Brotense.
Igualmente para a 4ª jornada mas do Distrital da Divisão de Honra, o CF Estremoz joga em Vila Viçosa, diante o Calipolense, às 15 horas, num derby com tradições no futebol distrital. Os comandados de José Carlos Mourão ocupam a 9ª posição, com 3 pontos e perderam na última jornada, em casa, perante o Redondense. O Calipolense tem os mesmos 3 pontos que a equipa estremocense e também vem de uma derrota, no terreno do Cabrela. Um derby com todos os condimentos para ser um jogo a não perder.

Texto: Pedro Soeiro | Foto: DR

Hóquei em Patins - CF Estremoz perde 3-2 em Castro Verde

O CF Estremoz foi derrotado ontem, sábado, em Castro Verde, pela equipa local, o Castrense, por 3-2, em jogo a contar para a 3ª jornada do Nacional da 3ª Divisão - Zona Sul. Os golos encarnados foram apontados por Borja Diaz e por Márcio Aldeagas.
À semelhança do que aconteceu nas duas jornadas anteriores, o factor casa revelou-se determinante visto que as três equipas que jogavam em casa saíram vencedoras. Nesta Zona Sul da 3ª Divisão Nacional já se disputaram nove encontros sendo que ainda não se verificaram empates e as nove vitórias foram alcançadas pelas equipas que jogavam no seu pavilhão.
Depois desta derrota, a equipa liderada por Francisco Chouriço ocupa agora a 3ª posição, com 3 pontos. A tabela classificativa é liderada por Marítimo e Castrense, ambos com 6 pontos.

3ª JORNADA - RESULTADOS
CS Marítimo 5 - GD Vialonga 2
FC Castrense 3 - CF ESTREMOZ 2
CD Boliqueime 6 - Juventude Azeitonense 1

CLASSIFICAÇÃO
1º CS Marítimo - 6 pontos (3 jogos)
2º FC Castrense - 6 pontos (3 jogos)
CF ESTREMOZ - 3 pontos (2 jogos)
4º CD Boliqueime - 3 pontos (2 jogos)
5º Juventude Azeitonense - 3 pontos (2 jogos)
6º GD Vialonga - 3 pontos (3 jogos)
7º HC Santiago - 3 pontos (2 jogos)

Texto: Pedro Soeiro | Foto: DR

sábado, outubro 27, 2012

Estremoz - Despiste seguido de capotamento provoca um ferido grave e um ligeiro

Ontem, sexta-feira, cerca das 12.35 horas, ao quilómetro 147 da Estrada Nacional 4 (EN4), cerca da entrada para a cidade de Estremoz junto ao cemitério, ocorreu um violento despiste seguido de capotamento de um veículo ligeiro de passageiros, do qual resultou um ferido ligeiro e um ferido grave.
Segundo informações prestadas pelos Bombeiros Voluntários de Estremoz, o ferido em estado grave, uma mulher com 75 anos, foi transportada num helicóptero do INEM para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com traumatismo craniano grave, enquanto o ferido ligeiro, um homem com 79 anos, foi transportado para o Hospital Distrital de Évora. Os sinistrados eram os únicos ocupantes do veículo e são residentes em Santarém. O piso molhado poderá estar na origem do despiste. A GNR tomou conta da ocorrência.
Prestaram socorro às vítimas 10 bombeiros da corporação de Estremoz, apoiados por quatro viaturas e o helicóptero do INEM.

Texto: Pedro Soeiro | Foto: Brados do Alentejo

sexta-feira, outubro 26, 2012

Há futebol jovem este fim de semana no Estádio Municipal

Os jovens futebolistas do CF Estremoz nos escalões de Traquinas, Benjamins, Iniciados, Infantis e Juvenis entram em campo durante o próximo fim-de-semana.
 
Os Traquinas vão participar no convívio "Joga à Bola", promovido pelo Alcáçovense, mas que por questões meramente logisticas, se realiza a partir das 14 horas, em São Pedro do Corval.
 
Os Benjamins, em jogo a contar para a 2ª jornada do Campeonato Distrital de Futebol 7 da categoria - Série C - 1ª Fase, jogam fora de portas, no terreno do GDR Afeiteira, amanhã, sábado, pelas 11.00 horas.
 
Às 10.30 horas, no Estádio Municipal de Estremoz, os Infantis do CF Estremoz defrontam a equipa do GDC Rio de Moinhos, em jogo a contar para a 2ª jornada do Campeonato Distrital de Futebol 7 da categoria - Série A - 1ª Fase.
 
Os Juvenis jogam igualmente em casa. Em jogo a contar para a 3ª jornada do Torneio de Abertura, a equipa comandada por Luís Lopes, Pedro Gato, João Batista e Carlos Pires, recebem o Estrela de Vendas Novas, um dos líderes da competição, a partir das 16 horas.
 
No domingo, é a vez dos Iniciados entrarem em campo e também no Municipal de Estremoz. Pelas 10.30 horas, e em jogo a contar para a 4ª jornada do Campeonato Distrital de Iniciados, os jovens futebolistas encarnados comandados por Paulo Leão recebem o Alcaçovense.
 
Texto: Pedro Soeiro

Encerramento das Comemorações dos 500 anos da entrega do Foral Manuelino à vila de Cano


No próximo dia 1 de novembro, o recém inaugurado Centro Cultural de Cano - "Casas Grandes", situado na Avenida 25 de abril, em Cano, será o palco do encerramento das comemorações dos 500 anos da entrega do Foral Manuelino à vila de Cano, por El-Rei D. Manuel I.
 
Pelas 15 horas, será celebrada missa pelo Pároco Carlos Fonte, seguindo-se às 16 horas, a inauguração da exposição "Da Utopia à Realidade: O Museu dos Cristos de Sousel", exposição essa que estará patente ao público até ao dia 1 de dezembro.
 
Às 16.30 horas, terá lugar a apresentação e respetiva venda do livro "Contributos para uma monografia sobre a vila do Cano", de João Richau, e pelas 17 horas será projetado um filme com todas as atividades comemorativas dos 500 anos do Foral, realizadas no passado dia 22 de setembro. As comemoração serão encerradas pelas 18.30 horas.
 
Texto: Pedro Soeiro | Cartaz: DR

Inverno chega aos relógios na madrugada do próximo domingo

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada do próximo domingo, das 02:00 para as 01:00 em Portugal continental e Madeira, e das 01:00 para as 00:00 nos Açores, oficializando a passagem para o horário de inverno.
A hora será mudada do horário oficial de verão para o de inverno já no próximo domingo, dia 28 de outubro, seguindo a legislação da União Europeia. A existência destes horários no espaço europeu é uma decisão da União Europeia como um todo e não uma decisão individual de cada país. Nesse sentido, todos fazem a transição no mesmo dia e à mesma hora”, explicou à Lusa o diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, Rui Agostinho.
Tanto em Portugal continental como na Madeira, que partilham exatamente a mesma hora, haverá um atraso de 60 minutos às 02:00 na madrugada de 28 de outubro. Os Açores farão a mesma transição às 01:00 locais para as 00:00”, precisou.
A decisão de alterar a hora semestralmente – a passagem para o horário de inverno acontece sempre no último fim de semana de outubro e a passagem para o horário de verão no último fim de semana de março – tem raízes históricas que remontam à I Guerra Mundial.
Rui Agostinho recordou que a mudança da hora começou por ser, nessa altura, uma necessidade, para permitir reajustar os horários de trabalho de forma a poupar combustível, fortemente racionado no período de guerra.
Foi a perceção que a alteração trazia mais benefícios para a sociedade que uma eventual poupança energética que levou a que se prolongasse até aos dias de hoje.
Atualmente, os países que compõem a União Europeia reavaliam a manutenção do horário de verão – e inverno – de cinco em cinco anos, consoante o parecer de cada um sobre esses mesmos benefícios, conforme explicou Rui Agostinho.
Segundo adiantou, “nos dias de hoje, os estudos que existem feitos pela comunidade europeia mostram que não há um impacto económico que seja um fator decisivo para tomar esta decisão. O que há é um impacto sobre a atividade diária das pessoas, sentem-se bem por trabalharem num período em que há mais sol, por se movimentarem ainda com a luz do dia”. Este bem-estar “depois também tem impactos na forma como conduzem e nos acidentes que existem, na boa disposição das pessoas, que se reflete no consumo de medicamentos. Não se consegue justificar este horário por razões puramente de poupança económica”, disse, acrescentando que os horários escolares e as rotinas dos mais novos têm também um grande peso para a manutenção deste padrão horário.
Rui Agostinho recordou que sempre que o país experimentou não implementar o horário de inverno, acabou sempre por recuar na decisão, por se comprovarem os impactos negativos de um desfasamento em relação à hora solar.
O horário que vamos implementar agora é a hora que nos coloca mais próximos do meio-dia solar, e no inverno faz diferença”, disse.
 
Texto: LUSA | Foto: DR

quarta-feira, outubro 24, 2012

Estremocense Cláudio Henriques pisa palco da sua terra. Actor estará no Bernardim Ribeiro com a peça "O Menino que queria ser Presidente".

O dia 4 de novembro de 2012 ficará para sempre na memória do estremocense Cláudio Henriques. Será neste dia que o jovem ator representará pela primeira vez no teatro da sua terra. "O Menino que queria ser Presidente" é uma peça infantil que sobe ao palco do Teatro Bernardim Ribeiro, no próximo dia 4 de novembro, domingo, pelas 17 horas. Peça encenada por José Boavida e que conta com as interpretações de Cláudio Henriques (Fred e Pai), David Reis (Zeca) e Júlia Belard (Violeta e Mãe).

Era uma vez uma história. Só que esta história não começa por era uma vez. A história começa simplesmente assim: uma bola de futebol, uma mãe, um pai e um filho. Pessoas normais! Mas este filho tem um sonho: ser futebolista. Ah, e Presidente! Futebolista, porque se for famoso e tiver dinheiro pode ajudar a família e quem precise, e Presidente, porque assim poderá acabar com todas as injustiças no mundo.
Este menino chama-se Zeca e tem um grande amigo que se chama Fred. Fred é um pouco mais aventureiro, mas um pouco mais, só isso, e propõe uma grande viagem à Terra do Sonho. Os dois apanham um barco onde encontram Violeta uma espécie de bússola que os vai guiar durante toda a viagem. Pelo meio vão encontrar um palhaço que vende gelados na praia, vão encontrar sítios paradisíacos com água e por fim, encontram um local onde aparece Flor, irmã de Violeta. Ali, naquele sítio do mundo do sonho a Terra gira de maneira diferente. Todos aprendem a ver o planeta de outra perspectiva, mais ecológica e de forma mais igual. Ali todos respeitam. Eis que chega ao fim a viagem. Está na hora de voltar. Violeta despede-se e Zeca apanha o barco da imaginação. Acorda novamente no seu quarto, mas nada está igual, agora o mundo está a cores, deixou de ser a preto e branco, agora é do tamanho do infinito e a cores!

Os ingressos para assistir a esta peça têm um custo de 7 euros. Os menores de 12 anos beneficiarão de um desconto de 40%, pelo que a sua entrada custará 4,20 euros. Para reservar o seu bilhete, deve contactar os Serviços Culturais da Câmara Municipal de Estremoz, através do 268 339 216 ou o Teatro Bernardim Ribeiro, pelo 268 339 222. Pode ainda fazê-lo através do mail cultura@cm-estremoz.pt



Texto: Pedro Soeiro | Cartaz: DR

terça-feira, outubro 23, 2012

Sousel vai invadir a Casa do Alentejo, em Lisboa


De 8 a 11 de novembro a Casa do Alentejo, em Lisboa, será invadida pela cultura e gastronomia do concelho de Sousel. O programa, que lhe apresentamos em seguida, dedica um dia a cada uma das freguesias do concelho do norte alentejano.

Dia 8 de novembro - Freguesia de Cano
10.00h - Abertura do espaço
11.30h - Conferência de imprensa com o Presidente da Câmara Municipal de Sousel
13.00h - Almoço - Açorda c/ Bacalhau
15.00h - Encontro de Poesia Popular
17.00h - Exposição do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Cano

Dia 9 de novembro - Freguesia de Santo Amaro
10.00h - Abertura do espaço
13.00h - Almoço - Sopa de Tomate
15.00h - Atuação da Tuna Sénior de Sousel
Referência à tradicional Bênção do Gado
Apresentação do Bolo Branco

Dia 10 de novembro - Freguesia de Sousel
10.00h - Abertura do espaço
16.30h - Atuação do Grupo de Cantares de Sousel
17.00h - Atuação do Rancho Folclórico e Cultural de Santo Amaro
18.00h - Atuação da OLEMSA - Orquestra Ligeira da Escola de Música de Santo Amaro
19.30h - Jantar - Ensopado de Borrego
21.00h - Sessão de Fados

Dia 11 de novembro - Freguesia de Casa Branca
10.00h - Abertura do espaço
13.00h - Almoço - Migas c/ Carne do alguidar
15.00h - Atuação do Rancho Folclórico "As Mondadeiras" de Casa Branca
16.00h - Atuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Cano

Durante os quatro dias desta invasão saudável do concelho de Sousel à Casa do Alentejo, decorrem simultaneamente com as restantes atividades, demonstrações de artesanato e provas de produtos típicos locais.
A autarquia de Sousel disponibiliza durante estes quatro dias, com partida diária, um autocarro com 54 lugares, para que os interessados em marcar presença nesta Semana Cultural e Gastronómica do Concelho de Sousel na Casa do Alentejo possam dizer presente. As inscrições para os lugares disponíveis no autocarro devem ser efetuadas na Biblioteca Municipal Dr. António Garção, ou através do telefone 268551210.

Texto: Pedro Soeiro | Cartaz: DR

Aí está a lista de triunfadores da temporada 2012 para a Tertúlia Tauromáquica de Estremoz

Foi ontem, segunda-feira, anunciada a lista de triunfadores da temporada tauromáquica de 2012 segundo a objectiva da TTE - Tertúlia Tauromáquica de Estremoz.
Foram galardoados como triunfadores da temporada 2012, os cavaleiros Paulo Caetano (Troféu Maestria), João Moura Caetano (Triunfador da Temporada), João Maria Branco (Praticante), Jacobo Botero (Amador) e João Moura Júnior (Troféu Ibérico). A TTE distinguiu ainda como triunfadores da temporada que está prestes a terminar, João Prates Belmonte (Peão de Brega), Sérgio dos Santos "Parrita" (Matador de Toiros), Manuel Dias Gomes (Novilheiro), o Grupo de Forcados Amadores de Portalegre e a Ganadaria de Herdeiros de António Silva. Com os troféus "Revelação" foram distinguidos os cavaleiros David Oliveira (Praticante) e Luís Rouxinol Jr. (Amador), e Diogo Peseiro (Novilheiro). Durante a gala será ainda entregue o troféu "Aficion" à Prótoiroaos Municípios de Estremoz e de Monforte, a Marco Gomes, do Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão e ao cornetim Nuno Narciso. Pela Promoção da Festa Brava no Alentejo, a TTE decidiu entregar duas Menções Honrosas a Hugo Calado (site "toureio.com) e a Hugo Teixeira (blog "diário taurino"). Serão ainda prestadas homenagensJosé Maldonado Cortes, pelos seus 50 anos de alternativa, a Manuel Jorge de Oliveira, pelos 35 anos de alternativa, e a Luís Rouxinol e José Luís Cochicho, ambos pelos 25 anos de alternativa.
A Gala de entrega de troféus da TTE realiza-se no próximo dia 16 de novembro, a partir das 20 horas, no Pavilhão A do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz. Durante o decorrer da gala, que terá o custo de 20 euros por pessoa, acontecerá uma sessão de fados.

Texto: Pedro Soeiro | Logótipo: DR

segunda-feira, outubro 22, 2012

Futebol jovem - Resultados do fim-de-semana


Os jovens futebolistas do CF Estremoz nos escalões de Benjamins, Iniciados, Infantis e Juvenis entraram em campo durante o passado fim-de-semana.
Os Benjamins, em jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato Distrital de Futebol 7 da categoria - Série C - 1ª Fase, receberam no Estádio Municipal de Estremoz, a formação do Bairro de Santo António, tendo vencido por esclarecedores 13-1.
No Municipal de Borba, os Infantis do CF Estremoz defrontaram a equipa local, do SC Borbense, em jogo a contar para a jornada inaugural do Campeonato Distrital de Futebol 7 da categoria - Série A - 1ª Fase, tendo sido goleados por 6-1. 
Os Juvenis jogaram também fora de portas. Em jogo a contar para a 2ª jornada do Torneio de Abertura, a equipa comandada por Luís Lopes, Pedro Gato, João Batista e Carlos Pires, deslocou-se até Reguengos de Monsaraz para defrontar o Atlético local, tendo empatado a duas bolas. Os golos estremocenses foram apontados por Duarte Rodrigues e Filipe Fernando. Após este jogo, os encarnados ocupam a 3ª posição, com 4 pontos, numa classificação liderada pela dupla Juventude de Évora e Estrela de Vendas Novas, com 6 pontos.
Os Iniciados entraram em campo também fora do Municipal de Estremoz. Em jogo a contar para a 3ª jornada do Campeonato Distrital de Iniciados, os jovens futebolistas encarnados jogaram em Vila Viçosa, diante o Calipolense, tendo empatado a duas bolas. Com este resultado os pupilos de Paulo Leão somam dois pontos e ocupam a 12ª posição, numa tabela classificativa liderada pela dupla União de Montemor e Lusitano de Évora, ambos com 9 pontos. 

Texto: Pedro Soeiro | Emblema: DR